Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia!
Nessa faixa etária, a imunidade (mecanismo de defesa contra infecções) ainda está amadurecendo e os resfriados são muito mais comuns do que em adultos, principalmente quando a criança começa a frequentar creche e escola, visto que o contato com outras crianças acaba expondo a mais infecções. As crianças que têm histórico de alergia respiratória na família, podem ter mais crises que as demais, visto haver uma hipersensibilidade de caráter genético.
Procure sempre lavar o nariz com soro fisiológico de forma suave, para remover as secreções, oferecer alimentos saudáveis e naturais, evitando alimentos industrializados com corantes e conservantes, manter o ambiente de casa arejado e limpo de poeira, mofo e produtos de cheiros fortes, inclusive, que não fumem no ambiente onde a criança habita.
Além disso, ter um acompanhamento regular com o pediatra, manter vacinas em dia e uma avaliação com otorrinolaringologista também é importante.
Atenciosamente.
-
Boa tarde!
Você provavelmente está com rinite ou rinossinusite e a causa pode ser diversa. Quando esses sintomas perduram por muito tempo, você pode apresentar aumento de tecidos como as conchas nasais, pode ter formação de pólipos e aumento da adenoide. É fundamental que você faça uma consulta e acompanhamento com Otorrinolaringologista e de uma nasofibroscopia para melhor examinar e fazer a medicação mais adequada ao seu caso. Você talvez precisará também de tratamento com alergista, a depender da sua resposta ao tratamento inicial.
Atenciosamente.
-
Boa tarde!
Você pode estar com amigdalite crônica caseosa, que consiste no acúmulo de restos de alimentos e tecidos descamados das próprias amigdalas e que formam massas arredondadas branco-amareladas, que podem ter odor fétido e provocar sensação de pontadas na garganta. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, a depender de cada caso. Faça gargarejos regulares para limpeza da garganta e consulte um especialista para melhor avaliação.
-
Boa tarde!
Reavalie junto ao seu médico a necessidade de associar medicação em gotas para aplicar no ouvido e também um anti-inflamatório para tomar.
Importante não deixar molhar e fazer o acompanhamento com o seu médico para confirmar a resolução do quadro infeccioso.
Atenciosamente.
-
Essa história pode sugerir sequelas no ouvido e somente através de consulta com otorrinolaringologista para chegar a um diagnóstico preciso, ok?
-
Boa tarde!
Você pode ter ficado com alguma perfuração na membrana timpânica ou com sequela de inflamações que se formaram ali pelas reações do corpo estranho, no caso, o algodão.
É necessário fazer uma avaliação especializada com otorrinolaringologista para examinar seus ouvidos e um exame de audiometria e impedanciometria. A depender da situação, será avaliado se a perda realmente foi consequência do fato relatado, o quanto você ouve e se é possível a realização de alguma cirurgia ou uso de aparelhos auditivos.
Atenciosamente.