Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Se for próximo do cotovelo, pode ser uma epicondilite, mas uma avaliação com ortopedista é necessária para o correto diagnóstico e tratamento.
-
Sonolência, tontura, náuseas, vômitos e constipação são efeitos colaterais comuns em medicações que contém opióides. Na permanência de sintomas, a medicação deve ser suspensa e substituída por outra classe de analgésico.
-
Significa que um dos tendões do ombro está rompido devido a um processo inflamatório de repetição.
Uma ruptura transfixante significa que houve uma ruptura completa do tendão, um rasgo nesse tecido. O tamanho da lesão é melhor avaliado por ressonância.
Em pessoas jovens e ativas, apresentando incômodo por conta da dor, sem melhora com fisioterapia, o melhor tratamento é realizado por cirurgia de artroscopia para reparar e costurar esse tendão..
-
Dor na região do calcanhar pode ser originada por várias causas.
 
É muito comum nos atendimentos a dor relacionada a fasciíte plantar ou "esporão do calcâneo", dor localizada na região de baixo e de dentro do calcanhar; mais intensa quando o paciente realiza a primeira pisada do dia, ao se levantar da cama.
 
Para essa questão específica, a maioria dos casos resolve bem com medicação antiinflamatória e um programa de fisioterapia visando o alongamento e fortalecimento da musculatura do pé e da panturrilha.
 
Cirurgia estaria indicada apenas após a falha exaustiva deste tratamento e exclusão de outras doenças.
-
É interessante saber primeiro qual foi a causa da artroscopia, se devido a ruptura de menisco ou de ligamento cruzado.
 
A recuperação após a reconstrução de ligamento cruzado é lenta, em geral de 4 a 6 meses de reabilitação, passando por fisioterapia analgésica, alongamento, fortalecimento da musculatura da perna e da coxa e treino de propriocepção (equilíbrio). A corrida é liberada de forma progressiva, dependendo da resposta na fase de recuperação.
 
Converse com o seu cirurgião para uma melhor otimização do tratamento.