Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
A porta de entrada do SUS é o posto de saúde. É necessário consultar com o médico de família na unidade mais próxima à sua residência para que este realize o encaminhamento para o especialista (ex. Ortopedista). É dessa forma também que que é feita a solicitação de exames.
-
Bom dia. Seu caso é bem frequente nos consultórios ortopédicos. As lesões meniscais tem sim tratamento e devem ser particularizadas caso a caso. Medidas conservadoras podem ser instituídas, tais como mudanças nos hábitos de vida e práticas desportivas, fisioterapia e medicações. Em alguns casos, e a depender do tipo de lesão e não resposta a estes tratamentos, a indicação é cirúrgica por artroscopia (cirurgia por vídeo), bem frequente dentre os jogadores de futebol e outros esportes de contato. O ideal é procurar um especislista na área de ortopedia credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e, de preferência, com subespecialização em patologias do joelho.
-
Bom dia. Sua pergunta é bem frequente nos consultórios ortopédicos e existem inúmeras alterações articulares que podem causar os sintomas relatados, desde a osteoartrite (ou artrose), condropatia, lesões meniscais, corpos livres intra-articulares, sinovite, dentre outras. O ideal é procurar um especislista na área de ortopedia credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e, de preferência, com subespecialização em patologias do joelho.
-
A dor, de modo geral, é um sintoma inespecífico, e sempre que ela aparece significa que algo não anda bem, portanto deve vir acompanhada de uma consulta e um bom exame físico para determinar sua origem. Mas às vezes pode significar, inclusive, problemas mais sérios. Recomendo uma consulta com um especialista ortopedista de confiança para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado. Abraço. Dra Ana Paula Simões
-
Boa noite.
Quando o cisto sinovial cresce para dentro do canal vertebral ele pode comprimir os nervos que passam dentro da coluna, provocando dor irradiada para uma ou para as duas pernas. O tratamento inicial é com fisioterapia, medicações e fortalecimento muscular. Pode-se tentar também aspiração do cisto com infiltração facetária. Porém, muitas vezes, nada disso funciona e só nos resta mesmo o tratamento cirúrgico para remoção do cisto.