Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Infelizmente, o tratamento da osteomielite é muito difícil e raramente se fala em cura da doença. Muitas vezes, alguns microrganismos podem restar dormentes no interior dos ossos e, em um momento de imunodepressão, despertar e reativar a doença, causando dor local, febre e até mesmo a formação de fístulas, pequenos orifícios por onde há saída de secreção purulenta (pus).
Recomendo que procure a avaliação de um ortopedista para investigar seu quadro, se possível, o mesmo que o tratou no passado.
-
O desgaste da cartilagem articular é o principal achado da artrose. No seu caso, é importante consultar um ortopedista especialista em cirurgia do quadril para fazer uma avaliação.
 
Recomendo que seu especialista em medicina do esporte seja também especialista em cirurgia do quadril, capacitado para realizar cirurgias como artroscopias do quadril e artroplastias. Caso contrário, acho mais prudente procurar um especialista em cirurgia do quadril somente.
-
O tratamento do esporão no pé é melhor realizado por um ortopedista especialista em cirurgia do pé. Muitos ortopedistas gerais podem tratar essa condição, mas o especialista é o mais recomendado. Infelizmente, não é muito fácil encontrar cirurgiões do pé, portanto, pode ser mais fácil iniciar o tratamento com um ortopedista geral enquanto busca um especialista.
-
Inchaço ou edema nos membros inferiores pode ser causado por diversas condições, desde problemas cardíacos até traumas locais, incluindo doenças vasculares ou inflamatórias crônicas.
Recomendo procurar um ortopedista para avaliação inicial e posterior indicação de especialista. Recomendo também que faça uma avaliação com o clínico geral, a título de "check-up", para investigar outras causas possíveis do inchaço.
-
Existem cistos de diversas naturezas, sendo o tipo mais comum o cisto sinovial, que tem uma comunicação com a articulação adjacente. É através dessa comunicação que o líquido articular preenche o cisto.
Os cistos sinoviais são de difícil controle e têm relação com predisposição do indivíduo, particularmente em crianças.
Recomendo que faça um seguimento periódico com um ortopedista para avaliações seriadas, buscando observar alterações no padrão dos cistos (local, tamanho, presença ou ausência de dor).