Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Provavelmente tem algo a fazer, mas tem que ser avaliado clinicamente, ver exames de imagem, ver se a osteomielite ainda está ativa e o porquê do hálux (dedão) estar elevado. Aí sim, traçar uma estratégia de tratamento. Procure um especialista de pé e tornozelo na sua cidade. Ele pode ajudar seu irmão.
-
Esporão de calcâneo é uma entesopatia da fáscia plantar. O melhor tratamento é perda de peso, exercícios para fortalecer musculatura intrínseca do pé como andar na ponta dos pés, uso de calcanheiras, saltos de 2,5 a 5 cm e calor úmido. Podem ser utilizados anti-inflamatórios por um curto período de tempo, fisioterapia e em certos casos infiltração com corticoides ou terapia de ondas de choque. Procure um especialista em pé.
-
Não tem cura, pois ainda não há tratamentos que restabeleçam a cartilagem de forma 100% eficaz. Porém, com o tratamento correto o paciente tem uma vida praticamente normal. Deve apenas tomar os medicamentos corretos e fazer os exercícios da forma correta. Cirurgias estão indicadas em casos de exceção.
-
Condropatia patelar é o desgaste precoce da cartilagem da articulação patelo-femoral que ocorre principalmente em mulheres, geralmente com excesso de peso, genovalgo, aumento da inclinação patelar ou lateralização da parela. Atividades que obriguem um paciente a fletir os joelhos acima de 45graus como leg press, agachamentos, subir e descer escadas e bicicleta aumentam a pressão na articulação e pioram a condropatia. A cartilagem desgastada não se recupera. O tratamento consiste primariamente em alterar as causas acima descritas como emagrecer e evitar flexão acentuada dos joelhos. Em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia para diminuir os fatores de sobrecarga, não para curar a lesão da cartilagem.