Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Boa noite, minha filha tem 4 anos e está sendo tratada de epilepsia, mas os médicos não conseguiram fazer com que ela se adaptasse a nenhum remédio. O médico pediu para nós procurarmos um " neurologista infantil especializado em epileptologia".
  • Cerca de 70% dos portadores de epilepsia apresentam pouca dificuldade para obter o controle das crises. Os outros 30% irão apresentar uma maior dificuldade para controle das crises. Existem felizmente, diferentes medicamentos para obter o controle das crises. Segundo "Current Neurologia" um livro bem atualizado, sugere fortemente a monoterapia ou seja tentar o tratamento com um medicamento inicialmente e ir ajustando até a dose máxima para o peso e/ou surgimento de sintomas colaterais. Na minha prática solicito a dosagem sérica da medicação, dessa forma vou ajustando a dose do medicamento com maior segurança. Existem nas bulas as doses máximas para cada idade e/ou peso. No entanto, alguns profissionais não lançam mão da dosagem sérica em suas práticas clínicas.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Como saber se a pessoa tem catalepsia? Tem tratamento pra esse problema? Quais os procedimentos a serem feitos quando uma pessoa perto de você reagir a um surto de catalepsia?
  • A cataplexia geralmente é acompanhada da narcolepsia. Consulte um neurologista para uma avaliação e orientação.

    0
    Dr. Igor Silvestre Bruscky
    Dr. Igor Silvestre Bruscky
    Neurologia
    Recife / PE
    Solicitar agenda
Meu filho tem 9 anos. Levei-o a um neuro, ele diagnosticou meu filho com enxaqueca e disse que ele tem que tomar o remédio chamado depakene para o resto da vida. Isso está certo?
  • Não necessariamente... o tratamento da enxaqueca deve constar do uso de medicação adequada por tempo limitado, identificação dos fatores desencadeantes e a prevenção deles.

    0
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Neurologia Pediátrica
    Petrópolis / RJ
    Solicitar agenda
MEU FILHO TEM OITO ANOS ESTÁ CURSANDO 3° ANO, MAS NÃO LÊ NEM ESCREVE SOZINHO.
  • Avaliação oftalmológica, psicológica, neurológica ajudariam a diagnosticar: déficit de atenção, doença ocular sendo corrigida brevemente com óculos, ou se há déficit motor, deficiência de comunicação, esclarecendo assim se há algum déficit visual, hipertrofia, esclerosar múltipla, ou deficiência apenas de comunicação e aprendizado. Atividade física como natação podem também ajudar.

    0
    Drª. Barbara Goncalves Pinto
    Drª. Barbara Goncalves Pinto
    Oftalmologia
    Pediatria
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Qual é o tratamento para uma criança que foi diagnosticada com "TDO"?
  • O Transtorno Desafiador e Opositivo frequentemente aparece como uma co-morbidade do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Quando isso ocorre, estudos recomendam que se trate primeiro o TDAH e, se não houver melhora, vamos tratar o TDO. Psicoterapia é importante.

    0
     Suzete Silva Leme Vilela
    Suzete Silva Leme Vilela
    Neurologia Pediátrica
    Brasília / DF
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.