Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Olá, tudo bem? Apenas pela descrição, fica difícil estabelecer um diagnóstico sem a avaliação presencial, visto que é necessário estabelecer outros sinais, como presença ou ausência de reflexos osteotendinosos (desculpe-me pela menção a um exame técnico). Assim sendo, acho extremamente importante levar a criança a um neuropediatra e, caso não haja um na sua região, a um neurologista clínico, visando fazer uma avaliação adequada do quadro. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.
-
Olá, tudo bem? Recomendo que retorne ao neurologista pediátrico e converse com ele sobre os problemas relatados na pergunta. Somente após a avaliação adequada da criança será possível estabelecer a causa das alterações do desenvolvimento da criança. Um abraço e espero ter ajudado na resolução da sua dúvida.
-
Alguns desses sinais realmente podem ser encontrados em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), entretanto, é muito difícil um diagnóstico definitivo antes dos 5 anos de idade. Independente disso, se seu filho apresenta essas características, você deve procurar um neurologista infantil para uma avaliação e conduta adequados.
-
É necessário avaliação para definir qual a causa do problema e estabelecer a terapêutica específica, que nem sempre depende de medicações. A simples informação de dificuldade de atenção pode ser relacionada a simples falta de organização e disciplina, mas também pode corresponder à alteração neuropsiquiatria, como transtornos de ansiedade, TDA (transtorno de deficit de atenção) entre outras.
-
A avaliação de seu filho por um psiquiatra, de preferência um psiquiatra infantil, poderá esclarecer esta situação. O psiquiatra infantil, após uma avaliação inicial, solicitará uma avaliação do nível mental por um psicólogo e se possível avaliações por exames de imagem para eliminar a possibilidade de problemas orgânicos.