Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Boa noite! Como não tens evoluído com melhora satisfatória dos sintomas, o ideal seria a avaliação por um outro profissional, caso sinta-se inseguro quanto à conduta de seu médico assistente.
-
Boa noite! Habitualmente é disponibilizado no SUS sistema de Derivação ventrículo peritoneal convencional, por vezes semelhante ao empregado na rede privada (portanto, no que diz respeito à segurança não há que se falar em ausência dela). Contudo, vale destacar que para este tipo de patologia (HPN) o emprego de válvula programável (Derivação ventrículo peritoneal programável) tende a ser uma excelente opção (embora habitualmente não disponível no SUS).
-
Não, na verdade quem precisa operar é a minoria dos pacientes. A maioria melhora com o tratamento conservador.
-
Boa tarde! De fato há possibilidade de tratar-se de lesão de plexo braquial. Oriento procurar um Neurocirurgião para uma avaliação adequada. Se necessário, o mesmo avaliará a necessidade de realização de exame complementar para a confirmação diagnóstica.
-
A lesão do nervo ulnar pode ser tratada por neurologista ou neurocirurgião a depender da causa. Se for uma lesão traumática, ou seja, por alguma pancada, perfuração ou corte, por exemplo, deve ser avaliada por um neurocirurgião especialista em nervos periféricos. Outra lesão que é tratada por neurocirurgião é a compressão do nervo, pois deve ser avaliada a necessidade de cirurgia.