Neurocirurgia - Perguntas respondidas
-
Seria necessário investigar a causa dessa compressão, algumas patologias tem tratamento específico, outras tratamento de sintomas, porém uma avaliação detalhada e exames complementares são necessários para programação terapêutica.
-
Dependerá do grau da degeneração; assim como da compressão. Atrelado a análise dos sintomas manifestos.
 
Assim, a avaliação adequada por um neurocirurgião definirá a conduta a ser estabelecida, que pode ser desde um tratamento conservador aos inúmeros procedimentos cirúrgicos disponíveis, inclusive minimamente invasivos.
-
Havendo compressão medular, geralmente costumamos ser mais agressivos no tratamento, indicando tratamento cirúrgico - estes quadros podem piorar subitamente após pequenos traumas.
-
Se houver sinal medular ou déficit neurológico, progressivo ou não, já se pode indicar cirurgia de forma eletiva. Se houver estenose de canal apenas, compressão medular mas sem déficits, pode tentar tratamento conservador e aguardar resposta adequada. Só o acompanhamento do paciente ao longo dos meses vai dizer a conduta definitiva a ser adotada em cada caso.
-
As dores na coluna e com irradiação para membros inferiores podem ter causas compressivas ou não. Exames pós-operatórios são fundamentais para checar o que pode estar havendo incluindo exames com contraste, tomografia com cortes finos e radiografias simples da região e panorâmica de coluna.
-
Tratamento habitualmente caberá ao neurocirurgião.
-
Procure um especialista para avaliar o tipo de curva e para quantificar ela em graus. Curvas de até cerca de 30 graus têm implicação estética e infelizmente com sua idade medidas como coletes têm pouco resultado.