Mastologia - Perguntas respondidas
-
O cisto mamário, quando é simples (possui conteúdo líquido fluido ao exame de ultrassonografia mamária) é classificado como alteração BIRADS 2 ou categoria 2, ou seja, uma alteração benigna das mamas. Cistos mamários são mais frequentes no quadrante súpero-lateral das mamas, em pacientes de meia idade e podem eventualmente atingir o tamanho de alguns centímetros, principalmente nas fases pré-menstruais. Nesta situação, de acordo com sua localização, pode ocorrer compressão de nervos sensitivos locais causando dor mais intensa, normalmente do tipo queimação ou ardência. O nervo que mais frequentemente, quando acometido por algum quadro inflamatório local, causa dor irradiada para o braço, é o nervo intercostobraquial. Desta forma, pode ser que o quadro referido tenha como causa um cisto mamário ou algum outro tipo de quadro inflamatório do próprio nervo citado. É recomendado que você busque uma avaliação médica para o correto esclarecimento do sintoma.
-
Inicialmente, importa esclarecer que não tivemos acesso a informação de sua idade, porém, encontrar um relato de mamas densas no exame de mamografia em pacientes jovens é bastante comum. Como orientação para você, é recomendado que pacientes que apresentam mamas densas na mamografia, tenham sua avaliação complementada com um exame de ultrassonografia mamária. Isto é importante, pois possibilita detectar nódulos ou massas que podem ficar obscurecidos pela alta densidade do tecido mamário no exame de mamografia.
-
Boa tarde, a cirurgia para correção de ginecomastia geralmente é feita em regime ambulatorial, ou seja, o paciente faz a cirurgia e tem alta no mesmo dia. O tempo de recuperação varia para cada paciente, principalmente considerando as atividades de cada um. Geralmente entre 15 e 30 dias evitando esforços são suficientes para uma boa recuperação. Boa sorte!