Mastologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Variações de 2mm entre exames são gerados por aparelhos diferentes e examinadores diferentes. Recomendaria ter uma segunda opinião, repetir ultrassom com examinador anterior e confirmar crescimento. Confirmado, realize um exame chamado core-biopsy por ultrassom para diagnóstico exato. Nódulos até 12mm podem regredir e desaparecer com o tempo, portanto vale a pena o acompanhamento de nódulos benignos e no momento cirurgia é realizada apenas em casos positivos para malignidade pelo core-biopsy.
-
Um ótimo dia para você. Tenho formação em oncoplastia e nosso serviço é referência em atendimento de casos como o seu. Nossa orientação é pelo estudo genético (mãe caso positivo + segundo caso 2º grau). O teste é feito de sua saliva, chama mamafast 7, estudando todos os genes relacionados. Se positivo, é oferecido uma técnica de mastectomia com substituição imediata por implante, procedimento com cobertura por seu convênio. Se negativo, é recomendável apenas seguimento normal, significa ausência de enfermidade genética.
-
Olá. Na verdade você deve procurar um ginecologista ou mastologista para passar por uma consulta na qual ele vai te examinar. De um modo geral, para pacientes abaixo de 40 anos, solicitamos Ultrassonografia. Para aquelas acima de 40, pedimos Ultrassonografia + mamografia. Se confirmar que realmente é um nódulo, nos laudos dos exames vem a classificação BIRADS (que mostra se o nódulo é ou não suspeito). Quando for suspeito, tem que se fazer uma biópsia. Espero ter ajudado.
Dr. Carlos Fortunato. Mastologista. -
Um ótimo dia para você. Depende de sua idade, 40 anos ou mais necessário MAMOGRAFIA e ULTRASSOM. Menos de 40 anos, ULTRASSOM. Agora precisa ser avaliada por MASTOLOGISTA (Especialista em doença mamária), lembre-se disto. Para saber onde encontrar um especialista, entre no site da Sociedade Brasileira de Mastologia, lá tem todos os VERDADEIROS Mastologistas.
-
Pode ser secreção acumulada dentro dos ductos, o que na maioria das vezes é normal, mas como existe um pequeno percentual de casos onde a saída de secreção pelo mamilo pode estar associada a câncer recomendo consultar com um mastologista para avaliar e esclarecer o que está acontecendo.
-
O nódulo identificado não deve ter relação com o incômodo e aumento do seio. Este desconforto pode ser tratado com medicações específicas, recomendo conversar com seu mastologista.
Em relação a outros exames é necessário avaliar as características do nódulo, faixa de idade, histórico familiar e outras informações da história clínica para definir necessidade de outros exames ou acompanhamento a cada 6 meses, recomendo neste caso também conversar com seu mastologista.