Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Não é bem assim.
A esteatose hepática faz parte da síndrome plurimetabólica, a qual a diabetes e a resistência à insulina também estão incluídas.
É preciso controlar todas as variáveis (além da glicemia) para que não ocorra complicações a longo prazo.
Tenha um bom endocrinologista e um bom hepatologista.
-
Primeiramente, é preciso saber se você apresenta apenas esteatose hepática ou esteatohepatite. Se faz uso ou não de álcool. Pois existem as esteatohepatites alcoólicas e as não alcoólicas. Se a causa for não alcoólica, uma dieta balanceada o ajudará, mas se as transaminases estiverem alteradas, melhor procurar um hepatologista.
-
Você usou a palavra carcinoma para a lesão do fígado vista na ressonância. Isso precisa ser muito bem esclarecido, pois se a ressonância foi feita em condições ideais requer exigir biópsia. O mais seguro é que você marque uma consulta com um hepatologista para que este possa integrar todas essas informações e chegar a uma conclusão.
-
Boa tarde! Obrigada por compartilhar sua preocupação. O resultado do raio-X indicando que o fígado está "baixo e grande" pode ser uma observação importante que requer mais avaliações.
 
A expressão "baixo e grande" geralmente se refere ao fígado estar mais volumoso e deslocado em direção à parte inferior da barriga. Isso pode ser indicativo de uma hepatomegalia, que é o aumento do tamanho do fígado.
 
Há várias causas possíveis para uma hepatomegalia, incluindo:
-Esteatose hepática (fígado gorduroso)
-Depósito de componentes no fígado como ferro ou cobre
-Hepatite (inflamação do fígado)
-Cirrose (cicatrizes no fígado)
-Infecções, como mononucleose
-Doenças metabólicas
-Doenças genéticas
-Distúrbios hematológicos
-Outras condições de saúde.
 
É fundamental que você busque acompanhamento médico com um hepatologista ou gastroenterologista para uma avaliação mais aprofundada e diagnóstico preciso. O médico solicitará exames complementares, de imagem e sangue, para investigar a causa da hepatomegalia e determinar o tratamento mais adequado.
 
Não deixe de seguir as orientações médicas e informe ao profissional de saúde quaisquer outros sintomas que esteja sentindo. Estou aqui para auxiliar no que for possível e desejo que você receba o cuidado necessário para sua saúde. Cuide-se!
 
Atenciosamente,
Dra Erika Yvamoto
RQE: GASTROENTEROLOGISTA 114460/ ENDOSCOPISTA 114459/ CLINICA MÉDICA 114461





