É importantíssimo procurar ajuda médica nessas situações e já com o paciente nessa idade, não achar que é coisa normal ou deixar pra depois. Procure um NEUROLOGISTA o quanto antes.
Se os "apagões" se referem à perda da consciência e do tônus muscular com quedas seguidas de recuperação espontânea, isso seria caracterizado como síncope.
A síncope pode ser ocasionada por problemas cardíacos estruturais ou arritmias, hipotensão postural ou síncopes reflexas.
Convém que seja avaliado por um médico que possua expertise nesse tipo de condição.
Bom dia. O declínio cognitivo do idoso é uma queixa muito frequente e pode acontecer pelo próprio envelhecimento, quando não há comprometimento da capacidade de realizar as tarefas básicas (não compromete a funcionalidade) ou pode ser doença, como Demência (Alzheimer, Vascular e outras). É essencial que ele seja avaliado por um Geriatra que avaliará as características clínicas e provavelmente irá solicitar exames complementares, como uma Ressonância Magnética Cerebral.
Bom dia. Leve seu pai para uma consulta com um geriatra ou um neurologista. O médico fará um teste para verificar se este esquecimento é normal para a idade. Se não for, ele deverá fazer vários exames para ver que enfermidade está tendo, seguidos de um tratamento adequado.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.