Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Do ponto de vista populacional (gráfico OMS 2007), ele tem altura normal, apesar de perto do limite mínimo. Mas depende de muitos fatores, como o ritmo anual de crescimento, altura dos pais e demais familiares, se tem alguma doença crônica, uso de medicamentos, etc. O mais adequado é discutir com o pediatra e buscar um especialista, caso a duvida persista.
-
Pode ter. Uma criança menor que todos os coleguinhas da mesma idade sempre chama atenção. Veja com o pediatra dele, como seu filho está na curva de crescimento. Caso esteja abaixo do mínimo, ou desacelerando, ou abaixo do esperado para a altura dos pais, devem ser investigadas as possíveis causas de baixa estatura.
-
Olá !
Uma baixa estatura associada a uma idade óssea atrasada pode estar associada a uma série de alterações hormonais ou ser apenas uma característica do corpo da sua filha.
É necessário que ela passe por uma avaliação especializada o quanto antes para que sejam afastadas doenças e se necessário seja iniciado tratamento.
-
Deve-se procurar um Endocrinologista para fazer exames (idade óssea, dosagens de TSH , HGH , IGF-1, glicose, parasitológico de fezes, hemograma, função renal e hepática; se se tratar de Atraso Constitucional do crescimento. Através de melhora da alimentação e exercícios de alongamento - por exemplo, natação, ele pode crescer.