Cirurgia Torácica - Perguntas respondidas
-
O timo tem indicação cirúrgica em casos bem específicos. Se tiver um aumento importante de volume da glândula, se tiver qualquer lesão cística (com líquido dentro) ou sólida (tumoral), ou se tiver doença auto-imune como a Miastenia Gravis forma generalizada. Após a puberdade, o timo pode ser retirado sem comprometer significativamente a imunidade da pessoa. O simples fato de estar próximo da tireoide, não significa que é necessário retirar o timo. Consulte um cirurgião de tórax.
-
Sim, a cirurgia corrige o defeito do afundamento do tórax de forma efetiva, duradoura e definitiva. Casos muito leves em pacientes jovens podem tentar correção com aparelhos e sem cirurgia, embora os resultados não sejam tão satisfatórios. Uma avaliação com cirurgião torácico permitiria saber o grau do seu pectus excavatum, implicações do afundamento pro coração e pulmões e resultados esperados com a cirurgia.
-
A depender da cânula de traqueostomia que você está utilizando e também de como está o canal da respiração acima da traqueostomia é esperada a dificuldade para falar e respirar pelo nariz. Recomendo avaliação com um cirurgião torácico pra definição da causa desses sintomas, com a realização de broncoscopia.