A princípio, não. A maioria dos nódulos de tireoide são benignos e não precisam de cirurgia, mesmo sendo múltiplos. Faça uma avaliação com um CCP para saber se há necessidade de cirurgia para o seu caso.
A Ultrassonografia é um exame de simples execução e não invasivo. Qualquer médico, até mesmo um clínico geral, pode fazer o pedido de uma ultrassonografia. Clínicas especializadas em radiologia costumam oferecer este serviço.
O tratamento pode ser com remédios ou com cirurgia dependendo de cada caso! Sim, ele pode diminuir apenas com remédios! O cirurgião que opera este tipo de problema é o neurocirurgião.
Olá, você provavelmente tem uma fístula branquial, que é um tipo de malformação congênita, benigna, mas que só possui tratamento definitivo com remoção cirúrgica. No entanto, você parece estar em um quadro agudo de inflamação/infecção que deve ser prontamente resolvido. Procure, o mais breve possível, um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para o tratamento da infecção e programação do tratamento cirúrgico. Pois a tendência é ter processos infecciosos repetitivos, podendo algum deles se tornar mais grave, com a evolução para abscesso cervical.
O câncer de tireoide, se for operado em estágios iniciais, pode ter como tratamento uma lobectomia, ou seja, tireoidectomia parcial. Se por acaso depois da cirurgia o resultado da biópsia for de doença mais agressiva ou estágios mais avançados, devemos sim optar por fazer o que chamamos de totalização, onde há a retirada da outra metade da tireoide.
Tem alguma dúvida sobre Cirurgia de Cabeça e Pescoço?
Médicos que concordaram
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.