Cirurgia da Mão - Perguntas respondidas
-
O tratamento inicial da síndrome do túnel do carpo é conservador, com medicação e fisioterapia.
A dor com piora noturna é característica das neuropatias.
Na falta de resposta com o tratamento conservador e na presença de sintomas neurológicos está indicada a cirurgia, na qual o nervo é liberado, apresentando consequente melhora dos sintomas.
-
Uma avaliação com um cirurgião de mão é importante. Se a fratura está consolidada, não há necessidade de refazer a cirurgia.
 
No caso das fraturas de mão e punho, devido à imobilização prolongada, pode-se desenvolver uma distrofia simpático-reflexa, caracterizada por dor, aumento de volume, rigidez articular, atrofia de musculatura e alterações da coloração da pele.
 
Converse com o cirurgião que realizou a cirurgia para melhor individualização do seu tratamento.
-
Depende da gravidade do dedo em gatilho.
 
Nos casos iniciais, o tratamento medicamentoso e fisioterápico é o mais indicado.
 
Nas deformidades mais graves e na falha do tratamento conservador, a cirurgia está indicada.
-
Primeiro seria interessante saber que tipo de cirurgia foi realizada. Se houve comprometimento neurológico durante a cirurgia ou se um dedo foi amputado, é comum a queixa de "dor do membro fantasma" .
Se a queixa sensitiva lhe incomoda como relatado, é imprescindível conversar com o médico que lhe operou pois existem medicações e tratamentos que diminuem esse sintoma.
-
Sindactilia é a fusão entre dois ou mais dedos das mãos ou dos pés, que pode ocorrer tanto em partes moles, de fácil solução cirúrgica, como pode ser uma fusão óssea (sinostose), mais complicada.
Normalmente ela é descoberta durante o exame do recém-nascido. O diagnóstico exato da condição e das suas características pode ser feito por meio de exame cromossômico, exames laboratoriais para verificar a presença de certas enzimas e radiografias. Como muitas crianças com sindactilia também sofrem do coração, é aconselhável sempre fazer-se um eletrocardiograma delas.
Equipe médica Centralx