Endometriose - Perguntas respondidas
-
A endometriose é uma patologia que pode deixar você estéril, portanto, deve retirar o foco da endometriose o quanto antes. Tem ginecologista que também realiza a videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica.
-
Procure um ginecologista com experiência em abordagem clínica e cirúrgica da endometriose. Se realmente houver comprometimento do intestino, o próprio ginecologista irá te referenciar para o colega cirurgião cólon retal (proctologista) que tenha experiência nas cirurgias de endometriose intestinal que em sua grande maioria são feitas hoje por laparoscopia. Com certeza aí no Rio, onde você mora, existem profissionais capacitados neste tema. Espero ter ajudado. À disposição.
-
A endometriose dificulta na maioria das vezes a gravidez; o tratamento está correto, mas para você poder ter uma gravidez deverá parar com a medicação e na maioria das vezes realizar inseminação artificial.
-
Olá! Se você tem desejo de gestação, sugiro considerar...
A endometriose pode piorar a qualidade dos seus óvulos, o que também acontece com a idade, ou seja, quanto mais o tempo passar, menores serão suas chances de gestação.
Se agora não for um bom momento para este importante projeto, existe a possibilidade de preservação da fertilidade.
Converse com seu médico.
Procure um especialista em Reprodução Assistida.
-
O tratamento cirúrgico é uma das alternativas, caso esteja bem definido o diagnóstico de endometriose profunda, o tratamento cirúrgico poderá ser a alternativa com melhor resultado; porém, a fertilidade pode continuar comprometida. Pela sua idade, sem esse fator a sua gravidez já é de alto risco.
-
Você tem um diagnóstico presuntivo de endometriose. Pode tentar a FIV ou cirurgia. Discuta com seu médico.
-
O mirena não é tratamento específico para endometriose, é uma alternativa para minimizar a sintomatologia clínica, como sangramento prolongado, dismenorreia (dor na menstruação). Certamente o produto dá como resultado melhor qualidade de vida nesse caso. Seu uso é uma boa alternativa.
-
Olá! O tratamento da endometriose é bastante individualizado.
Ele varia conforme a idade, o desejo reprodutivo, presença de comorbidades que possam ser intensificadas por determinado tipo de tratamento. Podem ser usados progestágenos (cerazette ou dienogeste- este último tem apresentado boa resposta), DIU com levonogestrel (com boa aceitabilidade e comodidade), análogos de GnRh (mais efeitos colaterais associados).
O tratamento cirúrgico radical, como a retirada do útero e ovários, será sempre em último caso. Por isso, somente o ginecologista que que lhe acompanha de perto poderá indicar o tratamento certo para cada situação, sempre tentando equilibrar os riscos e benefícios de cada terapêutica. -
Boa tarde! O tratamento definitivo para endometriose em mulheres que já tem prole completa (ou não desejam ter mais filhos) é histerectomia + ooforectomia bilateral (retirada de útero e ovários), no intuito de evitar a recorrência da doença. Recomendo consulta com cirurgião experiente. Boa sorte!
-
A cirurgia deve ser considerada como alternativa no tratamento. É definitivo? Sim, quanto à sintomatologia e progressão. Porém há que avaliar a qualidade de vida sexual que pode ficar prejudicada seja pela histerectomia/ooforectomia - a retirada de ovário altera a parte hormonal, o que favorece a perda de libido, secura da vagina (Dispareunia).
Discutir o caso com o ginecologista e assim buscar a melhor alternativa.